A obra – que contém cerca de 600 receitas tradicionais – resulta de uma vasta pesquisa e de mais de uma centena de entrevistas, realizadas ao longo de cerca de dois anos pela Confraria da Gastronomia do Ribatejo, no âmbito do projeto de valorização, salvaguarda e promoção da gastronomia e dos produtos endógenos ribatejanos, implementado pela Entidade Regional de Turismo.
Composta por dois volumes, a Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo reflete, por um lado, os aspetos históricos da alimentação há mais de 50 anos, do ponto de vista etnográfico e social e, por outro, apresenta a importância da carne de touro bravo na gastronomia regional e um conjunto de receituário antigo transmitido oralmente, que pode inspirar os novos chefs.
Neste contexto, a Carta – que pretende homenagear e dar a conhecer os segredos dos saberes e sabores tradicionais – assume-se como uma obra que reúne um espólio culinário genuíno, revelador da identidade e mestria dos cozinheiros da região.
A criação desta obra resulta de uma parceria da Confraria da Gastronomia do Ribatejo com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e o Turismo do Alentejo / Ribatejo.
A Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo está disponível para download aqui: .
Fonte: CIMLT
Através de A minha Santarém aminhasantarem.blogspot.pt