Camionagem Ribatejana…

Na década de quarenta do século passado José Roque Dias, natural do Fundão e funcionário da Carris em Lisboa, tomou a decisão de se estabelecer com um transporte de passageiros entre a cidade de Santarém e uma aldeia de nome Alqueidão do Mato.

Foi o primeiro passo do que viria a ser a Camionagem Ribatejana, Lda., empresa de transporte de passageiros que em 1971, quando foi adquirida pela João Cândido Belo, Lda., dispunha de 70 autocarros que percorriam toda a zona centro de País.
Empresa que o fundador desenvolveu com a ajuda dos seus filhos Manuel Roque Dias e José Torgal Roque Dias, os quais dedicaram à mesma toda a sua vida profissional.

Expressão ainda hoje visível dessa obra é o edifício onde ainda funciona a estação rodoviária de Santarém, que em resultado dos processos de nacionalizações e privatizações na indústria de transportes, tem por “ocupante” actual a Rodoviária do Tejo, SA. e onde também funciona a Concessão Renault de Santarém, esta propriedade da empresa Roques, Lda., que é sucessora da Camionagem Ribatejana.

Um comentário em “Camionagem Ribatejana…”

Deixe uma resposta